A dica é caminhAR

Criatividade ao caminhar

Mover-se como for possível é um convite irresistível para o corpo e a mente. E é cientificamente comprovado que a caminhada ociosa tem o potencial de:

  • arejar os pensamentos;
  • estimular a criatividade;
  • balançar o esqueleto.

Realizar esse ato despretensiosamente, sem qualquer objetivo de performance, é muitas vezes, uma forma de aliviar a sobrecarga. Na experiência prática desse flanar, nasceu esse texto por aqui:

Cruzei a travessa primavera sem avistar nenhuma flor. O vento frio congelava minhas mãos e denunciava o inverno. Não havia flores na travessa primavera. Tudo que havia naquela subida íngreme era uma calçada e o asfalto cinza. Não havia flor alguma. A civilização engoliu as cores e deixou tudo monocromático.

Em São Paulo, por exemplo, os grafites salvam a paisagem na maioria das regiões. Então respiro. Imagino como aquela calçada poderia ser colorida, os muros das casas cobertos pelo verde das plantas trepadeiras, porém não parecia haver espaço para isso.

Ao cruzar a rua, avistei a resistência nas cores das minúsculas raízes e folhas que cresciam na rachadura da próxima calçada. A resiliência daquela pequena planta ensina sobre olhar as festas para ultrapassar a opressão.

Esse encantamento observativo veio de uma breve caminhada pelo bairro. Em uma gélida manhã de domingo. O frio chegou após uma onda forte de calor. As temperaturas oscilam e nos fazem perceber a Terra. Talvez mais do que avistar as flores, a mudança climática nos faz encarar que é preciso mudar.

Mudar a existência. Criar rotas de pensamento alternativo. Reivindicar o descanso. Romper os crescimentos. Mensurar os sonhos materiais. Os futuros são espaços que precisam de maiores respiros. E estamos aqui no tempo certo para promover a transformação real. Somos o próprio caminho.

Não esqueça de contemplar as caminhadas.

Nos falamos em breve!

Lampejos

Giórgia Gschwendtner é escritora, jornalista e atua com comunicação consciente, inovação e futuros. Empreende pela GiG.Content e pelo RADAR ASG, sendo pós-graduada em análise e produção de conteúdos para mídias digitais, comunicação e estudos de mídias. Atua também como facilitadora de atividades que viabilizem a comunicação interna e externa de organizações, a partir de uma abordagem que é pautada nos princípios da sustentabilidade e na perspectiva de expansão da consciência para viabilizar futuros possíveis. Quer falar? Manda um e-mail para giorgia@gigcontet.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia mais no Blog da GiG